|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Soja. Para informações adicionais entre em contato com valeria.cardoso@embrapa.br. |
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Soja. |
Data corrente: |
21/09/2010 |
Data da última atualização: |
21/03/2014 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
RUFINO, C. F. G. |
Afiliação: |
CARINA FERREIRA GOMES RUFINO, CNPSO. |
Título: |
Cruzando fronteiras: desafios de comunicação para organizações brasileiras com atuação internacional. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
2010. |
Páginas: |
138 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. |
Conteúdo: |
Esta pesquisa tem o objetivo de compreender as dimensões envolvidas no processo de comunicação das organizações com atuação internacional. É um estudo de cunho qualitativo, constituído por uma pesquisa bibliográfica, onde se identificam diferentes perspectivas teóricas que contribuem para a análise e compreensão das dimensões envolvidas no processo de comunicação internacional das organizações, e de uma pesquisa empírica, de cunho exploratório, junto a quatro executivos de comunicação brasileiros, cuja técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. Ainda que os resultados alcançados não permitam generalizações, algumas lições importantes são extraídas, entre elas, a necessidade da compreensão da profunda articulação entre os conceitos de comunicação e cultura e sua decorrente influência para o processo de construção de significados; e a forte emergência das questões de identidade, imagem e reputação em ambiente internacional. O número de empresas brasileiras que se lançam em um processo de expansão internacional vem crescendo ano a ano. Contudo, é um assunto que ainda recebe pouca atenção de pesquisas acadêmicas no campo da comunicação organizacional. Espera-se que esta pesquisa contribua para reduzir essa lacuna ao identificar alguns dos desafios de comunicação presentes em empresas com atuação internacional. Capítulo I ? O processo de internacionalização das empresas brasileiras: entrantes tardias em aprendizado permanente: Um panorama da evolução e das estratégias de internacionalização das empresas brasileiras. Fatores motivadores da expansão internacional. Custos e riscos associados à internacionalização: reflexões para a área de comunicação organizacional. Capítulo II ? Compreendendo a natureza global da comunicação organizacional: visões de diferentes perspectivas teóricas: O atual contexto comunicativo e as implicações de transcender as fronteiras nacionais. A importância estratégica da comunicação para o processo de internacionalização. Um panorama das pesquisas acadêmicas. A perspectiva das relações públicas internacionais. Gestão e prática: dilemas e desafios em ambientes internacionais. A perspectiva dos Estudos Culturais. Os estudos de interpretações culturais. Capítulo III ? A comunicação organizacional e as raízes conceituais que atravessam fronteiras: comunicação e os ativos intangíveis. Identidade corporativa: afinal, quem somos nós? Identidades projetadas e imagens percebidas. Reputação organizacional: gerando valor para os múltiplos públicos. Capítulo IV ? Caminhos e desafios de comunicação nas organizações brasileiras com atuação internacional: a experiência de quatro executivos da área. Procedimentos de pesquisa. Caminhos e desafios: a experiência de quatro profissionais. a) Organização da estrutura de comunicação. b) Desafios e Estratégias c) Forças regulatórias. d) Perfil Ideal. Análise de dados. MenosEsta pesquisa tem o objetivo de compreender as dimensões envolvidas no processo de comunicação das organizações com atuação internacional. É um estudo de cunho qualitativo, constituído por uma pesquisa bibliográfica, onde se identificam diferentes perspectivas teóricas que contribuem para a análise e compreensão das dimensões envolvidas no processo de comunicação internacional das organizações, e de uma pesquisa empírica, de cunho exploratório, junto a quatro executivos de comunicação brasileiros, cuja técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. Ainda que os resultados alcançados não permitam generalizações, algumas lições importantes são extraídas, entre elas, a necessidade da compreensão da profunda articulação entre os conceitos de comunicação e cultura e sua decorrente influência para o processo de construção de significados; e a forte emergência das questões de identidade, imagem e reputação em ambiente internacional. O número de empresas brasileiras que se lançam em um processo de expansão internacional vem crescendo ano a ano. Contudo, é um assunto que ainda recebe pouca atenção de pesquisas acadêmicas no campo da comunicação organizacional. Espera-se que esta pesquisa contribua para reduzir essa lacuna ao identificar alguns dos desafios de comunicação presentes em empresas com atuação internacional. Capítulo I ? O processo de internacionalização das empresas brasileiras: entrantes tardias em aprendizado permanente: Um panorama da evolução e das estr... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Brazilian multi-nationals; Communication and culture; Comunicação institucional - mercadológica; Comunicação internacional das organizações; Internationalization; Organizational communication; Organizational identity. |
Thesagro: |
Comunicação; Relações públicas. |
Thesaurus Nal: |
Communication (human). |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
Marc: |
LEADER 03919nam a2200253 a 4500 001 1862675 005 2014-03-21 008 2010 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aRUFINO, C. F. G. 245 $aCruzando fronteiras$bdesafios de comunicação para organizações brasileiras com atuação internacional. 260 $a2010.$c2010 300 $a138 p. 500 $aDissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. 520 $aEsta pesquisa tem o objetivo de compreender as dimensões envolvidas no processo de comunicação das organizações com atuação internacional. É um estudo de cunho qualitativo, constituído por uma pesquisa bibliográfica, onde se identificam diferentes perspectivas teóricas que contribuem para a análise e compreensão das dimensões envolvidas no processo de comunicação internacional das organizações, e de uma pesquisa empírica, de cunho exploratório, junto a quatro executivos de comunicação brasileiros, cuja técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. Ainda que os resultados alcançados não permitam generalizações, algumas lições importantes são extraídas, entre elas, a necessidade da compreensão da profunda articulação entre os conceitos de comunicação e cultura e sua decorrente influência para o processo de construção de significados; e a forte emergência das questões de identidade, imagem e reputação em ambiente internacional. O número de empresas brasileiras que se lançam em um processo de expansão internacional vem crescendo ano a ano. Contudo, é um assunto que ainda recebe pouca atenção de pesquisas acadêmicas no campo da comunicação organizacional. Espera-se que esta pesquisa contribua para reduzir essa lacuna ao identificar alguns dos desafios de comunicação presentes em empresas com atuação internacional. Capítulo I ? O processo de internacionalização das empresas brasileiras: entrantes tardias em aprendizado permanente: Um panorama da evolução e das estratégias de internacionalização das empresas brasileiras. Fatores motivadores da expansão internacional. Custos e riscos associados à internacionalização: reflexões para a área de comunicação organizacional. Capítulo II ? Compreendendo a natureza global da comunicação organizacional: visões de diferentes perspectivas teóricas: O atual contexto comunicativo e as implicações de transcender as fronteiras nacionais. A importância estratégica da comunicação para o processo de internacionalização. Um panorama das pesquisas acadêmicas. A perspectiva das relações públicas internacionais. Gestão e prática: dilemas e desafios em ambientes internacionais. A perspectiva dos Estudos Culturais. Os estudos de interpretações culturais. Capítulo III ? A comunicação organizacional e as raízes conceituais que atravessam fronteiras: comunicação e os ativos intangíveis. Identidade corporativa: afinal, quem somos nós? Identidades projetadas e imagens percebidas. Reputação organizacional: gerando valor para os múltiplos públicos. Capítulo IV ? Caminhos e desafios de comunicação nas organizações brasileiras com atuação internacional: a experiência de quatro executivos da área. Procedimentos de pesquisa. Caminhos e desafios: a experiência de quatro profissionais. a) Organização da estrutura de comunicação. b) Desafios e Estratégias c) Forças regulatórias. d) Perfil Ideal. Análise de dados. 650 $aCommunication (human) 650 $aComunicação 650 $aRelações públicas 653 $aBrazilian multi-nationals 653 $aCommunication and culture 653 $aComunicação institucional - mercadológica 653 $aComunicação internacional das organizações 653 $aInternationalization 653 $aOrganizational communication 653 $aOrganizational identity
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Soja (CNPSO) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 10 | |
3. | | NASCIMENTO, L. L. do; RUFINO, C. F. G.; PICHELLI, K. R.; MILLÉO FILHO, S. Seminários itinerantes sobre comunicação e agronegócio: contribuição para a melhoria da cobertura jornalística sobre o meio rural no Paraná. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 32., 2009, Curitiba. Comunicação, educação e cultura na era digital: anais. São Paulo: INTERCOM, 2009. DT 6-CC, Trab. 2486-1. 1 CD-ROM. Organizado por Marialva Carlos Barbosa, Maria do Carmo Silva Barbosa e André Tezza.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
| |
7. | | NEPOMUCENO, A. L.; BALBINOT JUNIOR, A. A.; RUFINO, C. F. G.; DEBIASI, H.; NOGUEIRA, M. A.; FRANCHINI, J. C.; ALVES, F. V.; MONTEIRO, R. A. C.; ALMEIDA, R. G. de; BUNGENSTAB, D. J.; AGNOL, V. F. D. LCS Program - Low Carbon Soybean: a new concept of sustainable soybean. 2. ed. 2. ed. Londrina: Embrapa Soja, 2023. 12 p. (Embrapa Soja. Comunicado Técnico, 101).Tipo: Comunicado Técnico/Recomendações Técnicas |
Biblioteca(s): Embrapa Gado de Corte; Embrapa Soja. |
| |
8. | | NEPOMUCENO, A. L.; BALBINOT JUNIOR, A. A.; RUFINO, C. F. G.; DEBIASI, H.; NOGUEIRA, M. A.; FRANCHINI, J. C.; ALVES, F. V.; ALMEIDA, R. G. de; BUNGENSTAB, D. J.; AGNOL, V. F. D. LCS Program - Low Carbon Soybean: a new concept of sustainable soybean. Londrina: Embrapa Soja, 2021. 12 p. (Embrapa Soja. Comunicado Técnico, 101).Tipo: Comunicado Técnico/Recomendações Técnicas |
Biblioteca(s): Embrapa Gado de Corte; Embrapa Soja. |
| |
9. | | NEPOMUCENO, A. L.; BALBINOT JUNIOR, A. A.; RUFINO, C. F. G.; DEBIASI, H.; NOGUEIRA, M. A.; FRANCHINI, J. C.; ALVES, F. V.; MONTEIRO, R. A. C.; ALMEIDA, R. G. de; BUNGENSTAB, D. J.; AGNOL, V. F. D. Programa SBC - Soja Baixo Carbono: um novo conceito de soja sustentável. 2. ed. 2. ed. Londrina: Embrapa Soja, 2023. 11 p. (Embrapa Soja. Comunicado Técnico, 100).Tipo: Comunicado Técnico/Recomendações Técnicas |
Biblioteca(s): Embrapa Gado de Corte; Embrapa Soja. |
| |
10. | | NEPOMUCENO, A. L.; BALBINOT JUNIOR, A. A.; RUFINO, C. F. G.; DEBIASI, H.; NOGUEIRA, M. A.; FRANCHINI, J. C.; ALVES, F. V.; ALMEIDA, R. G. de; BUNGENSTAB, D. J.; AGNOL, V. F. D. Programa SBC - Soja Baixo Carbono: um novo conceito de soja sustentável. Londrina: Embrapa Soja, 2021. 12 p. (Embrapa Soja. Comunicado Técnico, 100).Tipo: Comunicado Técnico/Recomendações Técnicas |
Biblioteca(s): Embrapa Gado de Corte; Embrapa Soja. |
| |
Registros recuperados : 10 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|